" Tudo na minha vida é mais difícil. Não consigo aceitar minha personalidade e acho que todo mundo é melhor do que eu. Além disso, qualquer coisa me entristece:se alguém não me cumprimenta direito na escola, por exemplo , já penso que o problema é comigo...Meus amigos dizem que sou legal, mas simplesmente não acredito ..." - G.F, 14 anos, Belo Horizonte , Minas Gerais .
"Tenho vários problemas eu acho que as pessoas da escola só se aproximam de mim por algum interesse ou até mesmo por pena. Me isolei do mundo completamente , e sinto falta de ser quem eu era antes, meus pais perceberam minha mudança, mas não sou de falar sobre isso , então continuo assim ..."
- Jessica Cepeda , 17 anos. São Paulo (SP)
" Eu sou uma pessoa muito estranha, vivo de mau humor , emburrada, acho que o mundo seria melhor se eu não existisse. Tenho medo que as pessoas não me aceite por ser quem eu sou, escuto muita opinião dos outros , e esqueço de fazer o que realmente eu quero ... " - Camila Santana, 16 anos . Campinas(SP)
(Gente, vocês me escreveram e mandaram no meu e-mail, eu li todos , e fiquei feliz por suas mensagens e grata. )
Pois bem meninas, tantas coisas que passamos nessa fase da adolescência , o que poderia ser mais assustador ? Seja como for , temos que encarar os problemas de vez e desencanar dessas neuras que temos com nós mesmas.
Normal nessa fase estarmos perdidas , tentando encontrar quem somos, e termos comportamento que não desejamos as vezes, perdoe-se e procure aprender com a experiência para não repeti-la mais tarde. Seja mais exigente, escolha o que quer para você, desde a alimentação até suas companhias. Você não é qualquer coisa! E merece sempre o melhor. Vocês devem ficarem atentas sobre conselhos que escutam. Cuidado pra não serem levadas na direção errada, escolham seus amigos de forma sábia, vocês não vão gostar nada de curtir com a turma errada. É fácil ceder à pressão, e por experiência própria é muito importante você ter pessoas com quem possa contar ao seu lado, não importa o que fizer na vida. E não é porque um amigo diz pra você pular, que você deve pular com ele.
Fazer a coisa certa não é tão difícil assim, você só precisa encontrar sua direção. Sim, claro e os erros? Errar é saudável, faz parte , com nossos erros aprendemos muito mais do que com as nossas vitórias.
Vou propor um exercício à vocês: pegue um caderno e escreva quem você é. Coloque ali todas as suas características e habilidades, sem pensar muito se aquilo é bom ou ruim. Depois, pessa para que seus amigos escrevam uma ou duas qualidades sobre você. Aí, compare aquelas duas pessoas estão descritas no papel. Será que elas são mesmo tão diferentes ou é você que se enxerga com a autocrítica lá em cima? Tente se ver mais com o olhar dos amigos - afinal eles não estão mentindo quando elogiam você,não é mesmo? Listar e reconhecer você vai ajudar na sua autoestima e se aceitar do jeito que é. Mas, é claro o fundamental , não podemos nos esquecer que temos que nos aceitar do jeito que somos , e não do jeito que as pessoas querem que você seja.
Mas se mesmo assim , você estiver perdida ou em caso mais sério , não tenha medo de pedir ajuda, deixar de lado e ignorar seus sentimentos é a pior coisa , fale abertamente com alguém , não esconda nada , o silêncio é o pior inimigo!
Continuem escrevendo,
lets2fofa@hotmail.com
beijos, com amor ..
Lee Dias
Nenhum comentário:
Postar um comentário