sexta-feira, 15 de abril de 2011

Tem como resistir ?


Quem já não viu aqueles fortões na academia pedindo um açaí logo após o treino?
É claro que não são apenas os fortões  ou praticantes de atividade física que se deliciam com essa fruta que vem da região norte do Brasil. O açaí há algum tempo já virou moda e caiu no gosto da galera!
Nas academias o seu consumo é bastante popular devido ao seu valor nutricional que contribui para diversos benefícios, inclusive fortalecimento muscular, onde o ferro encontrado na fruta do açaí é um dos responsáveis por esse benefício, principalmente porque sua absorção é otimizada com a ingestão de vitamina C também encontrada no açaí.
Além do ferro, o açaí contém boas quantidades de fósforo, cálcio, potássio, vitaminas B1, B2, C e E, além de gordura vegetal e proteínas. 
As quantidades de fibras que contém no açaí são suficientes para suprir a necessidade diária de fibras de um adulto e isso contribui para melhorar o trânsito intestinal. Mas apesar de tantos nutrientes benéficos ela não deve ser consumida em grande quantidade, principalmente para quem está controlando o peso, pois o açaí é uma fruta bastante calórica (247kcal em 100g) e se for consumida na tigela pode acrescentar ai as calorias das frutas e de outros ingredientes que o acompanham. Claro que os benefícios desses outros alimentos também se somam aos do açaí.
Existem várias maneiras de consumir o açaí, uma mais gostosa que a outra, e podem ser através de sucos, sorvetes, geléias, doces, etc, mas a mais comum é o açaí na tigela onde pode ser acompanhado de frutas e outros alimentos como a granola, que é a forma mais consumida nos bares e lanchonetes, porém depois de congelado ele perde parte de suas vitaminas.

Para quem faz uma dieta mais restrita para perder peso pode consumir o açaí sem a adição das frutas ou se deliciar apenas com o suco e pode, desta forma, se beneficiar dos nutrientes do açaí sem fugir tanto da dieta e claro, mantendo sempre os cuidados na alimentação e a rotina de exercícios.
E aqueles que podem consumir sem culpa, devem tomar cuidado para não abusar e assim ganhar uns quilinhos extras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário